terça-feira, 2 de maio de 2006

Blogues extra-nacionais

Aproveito este meu estado de pesar blogosférico para acrescentar uma nova secção a este blogue, que há muito deveria ter sido admitida à publicação.

Falo de um arrolamento de blogues estrangeiros que visito com alguma regularidade:

  • Do Brasil, o blogue de Alexandre Soares Silva. Bem a propósito, recomendo o artigo do autor publicado na última edição da revista Atlântico «As minhas duas leis morais», onde destaco este pequeno excerto que me fez ir às lágrimas «O Brasil é um país em que Hercule Poirot torturaria todos os doze suspeitos do “Assassinato no Expresso do Oriente” lhes dando tapões num porão feito de cimento aparente, e se chamaria Washington.» [sic], página 27. Acho que o repto está lançado para a inefável portugalidade.
  • De Espanha, ¡Esto es Brooklyn! do basco Aitor Alonso, que comigo partilha uma paixão sobre um tal ilustre residente do zona de maior índice de criminalidade de Nova Iorque.
  • Dos Estados Unidos, o blogue Gottabook, do argumentista e autor de literatura para crianças Gregory K. Pincus, internacionalmente conhecido pelo repto lançado à blogosfera para a elaboração de poemas de acordo com a famosa Sequência de Fibonacci – a propósito deste desafio ver este texto por mim escrito no passado dia 16 de Abril.
  • Outro blogue oriundo dos Estados Unidos é Finance Professor, de autoria de Jim Mahar, professor de finanças empresariais na St. Bonaventure University. O autor pretende que o blogue seja um fórum público de discussão sobre temas relacionados com o mundo das finanças, incluindo artigos científicos e as últimas notícias da especialidade.
  • Finalmente, dois blogues norte-americanos do mesmo autor, Greg Perry, poeta (escrevendo sob heterónimos) e amante de literatura, é autor de vários blogues, incluindo Grapez e o blogue temático The Blog of Henry David Thoreau, dedicado a este escritor norte-americano do século XIX, transcendentalista. Neste último blogue, Perry publica as entradas do diário de Thoreau – compilado em 14 volumes no ano de 1906 The Journal of Henry David Thoreau, editado por Bradford Torrey e Francis Allen e publicado em Boston pela editora Houghton Mifflin.

Nota: Até ao fim da semana a lista de blogues nacionais será actualizada com novas entradas e, possivelmente, com algumas saídas. Quid pro quo.

Sem comentários: