segunda-feira, 22 de maio de 2006

A fogueira das vaidades [actualizado]

Girolamo SavonarolaRecomendo, e de forma veemente, os textos publicados pelo Francisco José Viegas no Jornal de Notícias e no seu blogue A Origem das Espécies, sobre os objectores de uma obra de ficção que se chama O Código Da Vinci, não sei se conhecem?
Como referi na caixa de comentários do texto do Francisco, o que mais me impressiona, levando-me mesmo à circunstância de sobressalto – de temor e tremor – são aqueles que professam os boicotes e a proibição do livro e do filme, e até a queima de uma simples obra de ficção.
Tal como insinua o
Francisco – e muito bem! –, o que fariam estes senhores há alguns séculos atrás?
Dou até uma pista, todos teriam por ídolo Savonarola e alguns disporiam na mesa-de-cabeceira de, pelo menos, um exemplar do Malleus Maleficarum, esse livro em jeito de ode à liberdade de expressão e um defensor resoluto dos lenhadores.
Este mundo está a ficar perigoso; e quando vejo este tipo de atitudes censórias e de exprobração, assim como a defesa dos castigos corporais como purificação, dá-me vontade de ligar para a NASA e perguntar se já estão abertas as inscrições para residência em Marte; é que a Lua é demasiado perto…

Ler também:

Sem comentários: