quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Frases iniciais exemplares (v. beta #32 a #34)

E a lista prossegue com mais uma contribuição aqui da casa, tarefa que ganha utilidade na esfera estritamente pessoal e familiar, uma vez que, desta forma, ponho alguma ordem na minha babilónica biblioteca.
Deixo ficar três aberturas que qualifico como exemplares:

#32 «Aí vêm eles, marchando para a luz do sol americano.»
Don DeLillo, Mao II

(Relógio D’Água, Junho de 2004, pág. 11; Tradução de José Miguel Silva; Obra Original: Mao II, 1991)

#33 «Faço questão de assegurar com toda a clareza que não tenho qualquer intenção de colocar a minha pessoa num lugar de destaque, ao escrever algumas palavras acerca de mim mesmo e das minhas próprias actividades, antes de iniciar o relato da vida do finado Adrian Leverkühn, a primeira e certamente muito provisória biografia do saudoso homem e músico genial, que o destino tão terrivelmente assolou, engrandecendo-o e derribando-o.»
Thomas Mann, Doutor Fausto

(Dom Quixote, 2.ª edição, Março de 1999, pág. 9; Tradução de Herbet Caro, com revisão para Portugal por José Jacinto da Silva Pereira; Obra Original: Doktor Faustus, 1947)

#34 «O meu sofrimento deixou-me triste e desanimado.»
Yann Martel, A Vida de Pi

(Difel, 7.ª edição, Setembro de 2005, pág. 19; Tradução de António Pescada; Obra Original: Life of Pi, 2002)

Sem comentários: