quarta-feira, 23 de julho de 2008

Unanimismos – parte II

Estreou há uma semana, já obteve 158 milhões de USD em receitas de bilheteira.
Cerca de 91.097 utilizadores registados da Internet Movie Database (IMDB) já manifestaram a sua apreciação – o filme apenas estreará até ao fim desta semana na esmagadora maioria dos países europeus. Um número impressionante de 69.929 utilizadores (76,8% dos votantes) atribuiu-lhe a classificação máxima de “10 valores” – contra os parcos 2.370 que o obsequiaram com a votação mínima de “1 valor” (2,6% dos votantes). Entre os mil votantes mais frequentes, 120 já o qualificaram, atingindo-se uma classificação média de “8 valores”, bastante alta para esta categoria (exigente) de votantes, mesmo estando a votação no seu início.
Com o tempo, a estrondosa média ponderada de “9,5 valores”, (não se trata de uma média aritmética simples, são introduzidos outros factores que permitem calibrar as distorções passionais numa votação deste género), descerá, à medida que mais utilizadores forem manifestando a sua apreciação. Tem sido essa a tendência (aliás, de fácil descodificação, tivesse eu pachorra para aqui o fazer ou a pretensão de apodar de ignorantes os poucos que me lêem), recordando-me do caso evidente dos três filmes da trilogia do Senhor dos Anéis que durante os primeiros meses ostentaram classificações invejáveis, destronando os clássicos da 7.ª arte que habitualmente ocupam as posições cimeiras, e que hoje, o mais bem classificado dos três, O Regresso do Rei, estacou no 14.º lugar.
Por enquanto, lá foram de novo destronados das suas posições tradicionais, os crónicos cinco primeiros filmes: O Padrinho (Francis Ford Coppola, The Godfather, 1972); Os Condenados de Shawshank (Frank Darabont, The Shawshank Redemption, 1994); O Padrinho – Parte II (Francis Ford Coppola, The Godfather: Part II, 1974); O Bom, o Mau e o Vilão (Sergio Leone, Il Buono, il brutto, il cattivo, 1966); e Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994); por esta ordem, dos 2.º ao 6.º classificados.

Nota: todos os dados foram retirados do sítio da IMDB no dia 23 de Julho de 2008, pelas 18 horas e 30 minutos UTC +0100.

Matai um naipe inteiro (paus, ouros, copas ou espadas) nas próximas estreias…

Sem comentários: