sábado, 12 de dezembro de 2009

European Film Awards 2009


Foram hoje entregues, no Jahrhunderthalle em Bochum na Alemanha, as estatuetas relativas à 22.ª edição dos prémios de cinema europeu, da Academia Europeia de Cinema (EFA).
O realizador alemão Michael Haneke (n. 1942) foi o grande vencedor, arrecadando 3 estatuetas com o filme O Laço Branco (Das Weisse Band). A sua estreia em Portugal está marcada para o próximo dia 7 de Janeiro.
Com este filme, segundo a crítica, o mais sério candidato ao Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, Haneke já havia vencido em Cannes a Palma de Ouro.
De notar que o SlumBoyle – realizador perito em cloacas – ainda mexe e ganhou mais dois prémios: um em partilha e outro o da popularidade.
Eis a listagem dos vencedores – (prémios precedidos do adjectivo “Melhor”):


Filme Europeu
O Laço Branco (Das Weisse Band), de Michael Haneke
Realizador Europeu
Michael HanekeO Laço Branco (Das Weisse Band)
Actriz Europeia
Kate WinsletO Leitor (The Reader), de Stephen Daldry
Actor Europeu
Tahar RahimUm Profeta (Un prophète), de Jacques Audiard
Argumentista Europeu
Michael Haneke O Laço Branco (Das Weisse Band), de Michael Haneke
Director de Fotografia Europeu
Anthony Dod Mantle (por 2 filmes) – Anticristo (Antichrist), de Lars Von Trier & Quem quer ser bilionário? (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle
Compositor Europeu
Alberto IglesiasAbraços Desfeitos (Los abrazos Rotos), de Pedro Almodóvar
Revelação Europeia (Filme)
Katalin Varga, de Peter Strickland
EFA Prémio de Excelência
Francesca Calvelli (pela Montagem) – Vincere, de Marco Bellocchio
EFA Filme de Animação Europeu
Mia et le Migoo, de Jacques-Rémy Girerd (França)
Prémio da Crítica EFA – Pémio Fipresci
Andrzej Wajda [nota: realizador e argumentista polaco, nascido em 1926; entre outros prémios, foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1981 pelo filme O Homem de Ferro (Czlowiek z zelaza); e do Óscar Honorário da Academia de Hollywood em 2000).
EFA Documentário – Prémio Arte
The Sound of Insects: Record of a Mummy, de Peter Liechti (Suíça)
EFA Curta-Metragem
Poste Restante, de Marcel Lozinski (Polónia)
EFA Prémio de Carreira
Ken Loach [nota: realizador e argumentista britânico, nascido em 1936; entre outros prémios, foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2006, pelo filme Brisa de Mudança (The Wind That Shakes the Barley).]
Prémio Europeu de Carreira – Cinema do Mundo
Isabelle Huppert [nota: actriz francesa, nascida em 1953; entre outros prémios, venceu: o prémio para Melhor Actriz no Festival de Cannes de 2001, pelo filme A Pianista (La pianiste), de Michael Haneke; e do César de 1996 para Melhor Actriz pelo filme A Cerimónia (La cérémonie), de Claude Chabrol – entre 1976 e 2006 foi nomeada mais 12 vezes para este prémio para outros tantos filmes. É a 3.ª estatueta que arrecada no festival da EFA, tendo sido as restantes conquistadas em 2002 por 8 Mulheres (8 femmes), de François Ozon (em conjunto com as restantes 7 actrizes); e em 2001 pelo filme A Pianista (La pianiste).]
Filme (Prémio – Escolha do Público)
Quem quer ser bilionário? (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle