quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Extinção? O Urso Panda e os sons da América (“10+” de 2009)

Desde o passado dia 19, por volta das 14 horas, este blogue tem vindo a revelar, por ordem perfeitamente aleatória, os 10 melhores álbuns (de originais) musicais de 2009.
 
“Summertime Clothes”
Animal Collective Merriweather Post Pavilion (Domino)
A partir da saudável loucura electrónica, Person Pitch (2007) provinda dos samplers de Panda Bear, sob o espectro inspirador que pairava no ar da, por nós sempre pronta a recusar, portugalidade, surgiu Merriweather Post Pavilion. O álbum recebeu o nome da arena helénica, ao ar livre, projectada por Frank Gehry – deve haver dedo do menino-guerreiro nisto, até porque o tribalismo psicadélico é a marca indelével deste álbum, onde até existe um leão em coma. Mas, regressando à estratosfera, MPP é o culminar (o aperfeiçoamento) do experimentalismo e da improvisação que já vinha de Strawberry Jam de 2007. Com este álbum, levado por alguns críticos e ouvintes ao paroxismo laudatório, os Animal Collective parecem conseguir captar, pela música e pelos ritmos esfusiantes, o coração da América profunda escondida nas raízes da sua historiografia: ouça-se, a título de exemplo, a faixa prodigiosa “Also Frightened”. E depois (ou antes de tudo) é impossível ficar-se indiferente perante o colosso bem urdido em notas que se liquefazem e que através de um diligente dedo que controla a gravidade seguem os trilhos sulcados na terra que formam a teia de “My Girl”. Um excelente álbum, que fui aprendendo a gostar ao longo de todo este ano, nunca por insistência, apenas a ele ia voltando, destapando o véu que guardava o nobre produto de degustação em plena fase de maturação. No vídeo, “Summertime Clothes”, assim, sem mais palavras.
Notas:
  1. No dia 29 de Dezembro será divulgada a lista dos “Dez Melhores”, organizada por ordem de preferência;
  2. No passado dia 19, todos os álbuns nomeados ficaram agendados no Blogger para publicação, logo sem hipótese de ajustamento por influências externas, para surgirem na hora determinada (por voltas das 14 horas) em cada dia.