domingo, 27 de dezembro de 2009

Reviver o passado em VeddersHead (“10+” de 2009)

Desde o passado dia 19, por volta das 14 horas, este blogue tem vindo a revelar, por ordem perfeitamente aleatória, os 10 melhores álbuns (de originais) musicais de 2009.
 
“The Fixer”
Pearl Jam Backspacer (Universal/Island)
O título seria injusto se não acrescentasse um McCreadyShire. A eterna dupla que ajudou a abalar as fundações da minha juventude nos idos primeiros anos da década de 90. Por muitos efeitos de produção, contratações bombásticas e exaustividade promocional, jamais veremos o ressurgir de um Ten (1991) ou um Vitalogy (1994), ou mesmo de um Versus (1993) – tal como nunca mais teremos um Bossanova ou um Doolittle daqueles quatro de Boston, a melhor banda de sempre, depois dos outros, efémeros, de Manchester. Em bom português, a mesma água não corre duas vezes debaixo da mesma ponte. O que temos? Vedder já com 45 anos e McCready com 43. Os loucos anos do grunge são uma memória longínqua, podemos perpetuá-la, mas dificilmente aceitaríamos, nós os trintões e quarentões deste mundo, a mimese de um espectro que se esfumou. Não foi isso que aconteceu com Backspacer, o 9.º álbum de originais dos Pearl Jam, longe vão os tempos de Seattle, dos cabelos desgrenhados e das camisas de flanela aos quadrados. É porém na voz arrastada de Vedder e nos acordes de McCready que o devaneio de uma geração ainda encontra os seus referenciais – para uma amostra “The Fixer”, o 1.º single extraído do álbum, cujo vídeo foi realizado pelo californiano Cameron Crowe. E este álbum fica aqui bem na companhia dos restantes nove; seria um sacrilégio deixar de fora “The End” ou “Just Breathe” «Yes I understand that every life must end, / As we sit alone, I know someday we must go, / I’m a lucky man to count on both hands / The ones I love (…)» E nela me revejo num filme recentemente realizado por Sean Penn, e cujo espírito de libertação perpassa por cada palavra dita, por cada frase cantada por Vedder. E é aí que eles, depois destes anos todos, ainda se encontram, no lado selvagem: «This situation, which side are you on?» (“Got Some”).
Notas:
  1. No dia 29 de Dezembro será divulgada a lista dos “Dez Melhores”, organizada por ordem de preferência;
  2. No passado dia 19, todos os álbuns nomeados ficaram agendados no Blogger para publicação, logo sem hipótese de ajustamento por influências externas, para surgirem na hora determinada (por voltas das 14 horas) em cada dia.