sábado, 19 de dezembro de 2009

Um placebo com efeitos renovados (“10+” de 2009)

A partir de hoje, e sempre por volta das 14 horas, este blogue revelará, por ordem perfeitamente aleatória, os 10 melhores álbuns (de originais) musicais de 2009.


“The Never-Ending Why”
Placebo Battle for the Sun (Play It Again Sam)
Não é nenhuma novidade a minha afeição, a raiar a idolatria teenager, por esta banda de Londres, formada em 1994. São os resquícios de rapaz na agitação da idade de pré-adulto, que ainda mantêm a chama acesa pelo andrógino Brian Molko, com a sua tessitura de voz inimitável. Este foi o primeiro álbum produzido com as novas aquisições da banda: o fabuloso Steve Forrest que substituiu na bateria o incompatibilizado Steve Hewitt e a polivalente e irrequieta Fiona Brice (que formalmente não faz parte do trio londrino como membro permanente). Ao longo de todo o álbum sobressai toda a envergadura de Forrest, havendo transformado o som eminentemente guitarrísticos e estrídulos dos álbuns anteriores, num tom mais dançável, sem no entanto destruir a identidade da banda – mudança que faz ver a bandas como os Green Day que não se conseguem libertar das amarras dos sons ásperos dos primeiros anos, perdendo o público que outrora lhe foi fiel.
Notas:
  1. No dia 29 de Dezembro será divulgada a lista dos “Dez Melhores”, organizada por ordem de preferência;
  2. A partir de hoje, todos os álbuns irão ficar agendados no Blogger para publicação, logo sem hipótese de ajustamento por influências externas, para surgirem na hora determinada (por voltas das 14 horas) em cada dia.